Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

UMARIZAL É A QUARTA CIDADE DO PAÍS QUE MENOS INVESTIU EM EDUCAÇÃO NO ANO PASSADO


Umarizal está na lista dos municípios que menos investiram em educação no ano de 2011, as informações foram divulgadas nohttp://www.omossoroense.com.br/giro-pelo-estado e foi assunto de debate na Câmara Municipal. De um lado, o vereador Érico Onofre apresentava os dados com uma natural cobrança ao governo municipal. Do outro, os vereadores governistas contestaram as informações. No fervor do debate destacaram que acionariam o jornal para cobrar retratação. 

Veja na integra a matéria do jornalista Marcio Costa. 

Pelo Twitter, ontem, fui abordado pelo amigo umarizalense Paulo Soares, que queria informações da fonte que mostra a cidade de Umarizal como uma das que menos investiram em educação no ano passado. Segundo Paulo, a informação divulgada por este espaço foi assunto de debate na Câmara Municipal. De um lado, o vereador Érico Onofre apresentava os dados com uma natural cobrança ao governo municipal. Do outro, os vereadores governistas contestaram a informação. No fervor do debate destacaram que acionariam o jornal para cobrar retratação. Pobre Umarizal. Cidade querida e tão sofrida. Quem diria que chegaria a este ponto. Outro dia os vereadores tomaram posição similar e contestaram o fato de Umarizal ter se transformado numa das cidades mais violentas do RN. Hoje contestam o fato de o município figurar na lista dos que menos investem em educação em todo o país. Inverdades? Daqui fico com vergonha de ter que escrever estas linhas. Conheço quase que a totalidade da Câmara de Umarizal, e fico triste em ver tantos homens bons se transformarem em bucha de canhão para encobrir realidades que estão levando o município para um buraco negro. Quem me conhece de longas datas sabe do apreço que tenho pelo prefeito Rogério Fonseca, mas este apreço não é suficiente para que eu feche os olhos com a venda da mentira. Umarizal enfrenta um dos seus piores momentos. E o que os representantes do povo estão fazendo para mudar esta realidade? Optaram por contestar a verdade. Nobres vereadores, hoje, assim como boa parte da população de Umarizal, tenho medo de circular pelas ruas da cidade. Mas caso achem necessário, me convidem para participar de uma sessão da Câmara. Estarei à disposição para debater com os nobres edis sobre a Umarizal atual. Teremos a oportunidade de ver o que cada um dos edis fez de prático para ajudar o momento de caos que atinge a cidade. Levarei dados para discutir problemas como o consumo de drogas, assassinatos e o atual momento da educação no município. Usar uma sessão para desvirtuar números e realidades com o objetivo de evitar enfraquecimento político chega a ser um ato de covardia, um desserviço. Esbravejar e dizer que vai pedir retratação é uma atitude vergonhosa. Que os eleitores possam ter a percepção de que algo está errado. Que a eleição deste ano seja justa e eleja apenas os candidatos que têm um real compromisso com os interesses da sociedade. Umarizal merece mais. 

Fonte

Para quem tinha alguma dúvida quanto à real condição de Umarizal, seguem os números. Segundo dados do Siope/MEC divulgados pelo portal de notícias G1, a cidade de Umarizal ocupa a quarta colocação dos municípios que menos investiram em educação no ano passado.

Referencial

Segundo a Constituição, os municípios precisam investir pelo menos 25% dos recursos recolhidos em impostos municipais e repasses obrigatórios do governo federal, como o Imposto Sobre Serviços (ISS) e os recursos do salário-educação, da merenda escolar e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Dados

Segundo a lista divulgada pelo MEC, Umarizal investiu apenas 17,26%. Ficando à frente das cidades de Costa Marques (9,15%), em Rondônia; de Icatu (13,03%), no Maranhão; e de Sumé, na Paraíba (17,24%). O ranking conta dados de 4.397 municípios que já transmitiram os dados ao MEC e não foram criados por mim. 

Lista

Do RN, apenas Umarizal e Major Sales não cumpriram com a meta mínima. Major Sales apresentou um investimento da ordem de 23,97%. Para que não fique nenhuma dúvida da fonte, segue o link do G1 http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/06/43-municipios-nao-cumpriram-regra-de-investimento-minimo-em-educacao.html.

Nenhum comentário: