Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A VOLTA DOS “ANOS DE CHUMBO”

Por Sd Glaucia, via Portal BO

Há 47 anos o Brasil assistia às perseguições políticas e até mortes de membros da sociedade que não aceitavam o Regime Militar. A onda de protestos era combatida com os órgãos de repressão, que espancavam, feriam, torturavam, prendiam e até matavam quem eram contra o Regime.

A onda de greve das Polícias Militares trouxe de volta um certo resquício da Ditadura Militar, onde protestantes são presos e ameaçados a serem excluídos por reivindicarem melhorias salariais. O Governo Federal e até os Estaduais chegaram ao extremo de encaminharem os defensores da Ordem Pública para presídios de segurança máxima.

Todas as medidas tomadas pelos Governantes lembram, e muito, as atitudes realizadas durante o período que envergonhou o país. Exército nas ruas, atos que aceleram o processo de exclusão de manifestantes, o chamado AI-5 do Governo do Rio de Janeiro, pode ser comparado às medidas repressivas do período da Ditadura Militar.

O atual cenário das Polícias Militares do Brasil provoca a reflexão sobre se realmente o país vive em um período de democracia, ou se na verdade falamos de uma falsa democracia. Ora, se formos analisar, trabalhadores entram em greve, e logo a greve é decretada ilegal, mesmo quando o direito de greve é previsto na Constituição Federal. É verdade que os policiais militares não podem fazer greve, mas e os demais trabalhadores?!

Talvez um dia possamos fazer parte do Projeto Memórias Reveladas, já que o projeto surgiu como maneira de combater os crimes praticados durante a Ditadura Militar. No entanto, ainda lembremos de um dos muitos slogans ufanistas utilizados pelo Governo Federal durante o Regime Político que vigorou entre 1º de abril de 1964 e 15 de março de 1985: “Este é um País que vai para frente”. Contudo, pelos rumos que vamos, estamos voltando ao passado.

Nenhum comentário: