Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Casa segura, viagem tranquila

Dicas para quem vai viajar e vai deixar a casa vazia fechada nas férias.

Casa vazia em época de férias é alvo preferido dos ladrões porque se torna mais fácil de ser invadida. Antes de fechar a casa e viajar por alguns dias, veja algumas dicas de segurança não só para afastar os ladrões, mas também com equipamentos eletrônicos e botijão de gás:

Apague as luzes
Não se esqueça de apagar todas as luzes. Se possível instale um sensor de escuro, que acende luzes automaticamente quando começa a anoitecer, especialmente as do quintal.

Tranque portas e janelas
Reforce a segurança das portas e janelas com trancas. Procure deixar as cortinas fechadas, para evitar o olhar de curiosos. Se puder, deixe alguns vidros abertos, como os das janelas com venezianas, para arejar a casa.

Suspenda a entrega de jornais e revistas
A presença desses objetos acumulados fora de casa é uma grande pista para ladrões. Pague todas as contas antecipadamente, e solicite a um vizinho de confiança que recolha sua correspondência.

Jardim cuidado
Peça para um vizinho de confiança ou um parente visitar sua casa, abrir as janelas para arejar a casa e varrer a sua calçada. Um jardim abandonado e calçada repleta de folhas secas dão pistas de que a casa está vazia.

Deixe a cópia da chave
Deixe com um vizinho de confiança uma cópia da chave e um telefone de contato de parentes ou amigo. E não se esqueça de deixar autorização escrita na portaria para visitantes para eventuais emergências. Se morar em condomínios, avise a administração.

Desligue a campainha
Gente mal intencionada poderá tocar a sua campainha para descobrir se tem alguém em casa. Por isso, desligue!

Secretária eletrônica
Para que não percebam que a casa está vazia, nunca grave recados na sua secretaria eletrônica com pistas sobre a sua ausência. Se possível, desvie as suas chamadas para o telefone de um parente. 

Evite acidentes e desperdício
Feche o registro de água, luz e gás, e esvazie a geladeira, pois em uma queda de energia, alimentos podem apodrecer e deixar mau cheiro pela casa. Não esqueça de desligar todos os aparelhos elétricos das tomadas. Lembrando: ao sair de casa para viajar, desligue SEMPRE o botijão de gás.

Na volta para casa após as férias, se sentir cheiro de gás num ambiente, cuidado! “Não acenda ou apague luzes, não risque fósforos, abra imediatamente portas e janelas para arejar”.

Viu? Não custa nada tomar esses cuidados básicos. Organize sua casa e aproveite suas férias com tranquilidade e com o sossego que você merece.

Dicas
Se a sua viagem vai durar mais que uma semana, esse é um bom período para mandar para o conserto tudo que estiver precisando de reparo como aparelhos eletrodomésticos, cortinas, estofados.

Nenhum comentário: