Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

POLÍCIA CIVIL FECHA O ANO DE 2011 COM MAIS DE 300 PRISÕES REALIZADAS EM TODO RN

Imagem Ilustrativa

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte fecha o ano com um saldo extremamente positivo. Ao todo foram mais de trezentas prisões realizadas em 2011 em todo o estado resultado de um trabalho intenso de investigação, que culminaram com grandes operações e prisões realizadas. Tiveram destaque as ações de combate ao tráfico de drogas, desarticulação de quadrilhas de arrombadores de caixas eletrônicos, fechamento de bingos clandestinos, mutirões para conclusão de inquéritos, conclusões de homicídios de grande repercussão, além de uma série de operações para dar cumprimentos a mandados de prisão.
Desmanchar quadrilhas de arrombamentos a caixas eletrônicos é um dos grandes desafios que a Polícia Civil do Estado tem enfrentado e que motivaram diversas ações de sucesso ao longo desse ano. Dentre as principais ações realizadas nesse sentido, destacam-se a Operação “Cash”, realizada pelos policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), no município de Goianinha, onde oito pessoas foram presas; a operação conjunta entre as polícias Civil e Militar realizada em fevereiro que resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de quase cinco toneladas de explosivos na região do Seridó; a ação que prendeu nove integrantes de uma quadrilha, no dia 07 de março, suspeita de envolvimento com explosões e roubos a caixas eletrônicos no RN e na Paraíba; as Operações “Feliz Aniversário” e “Themis” realizadas também pela Deicor prenderam ao todo onze arrombadores de caixas eletrônicos.
Grandes trabalhos de combate ao tráfico de entorpecentes também foram feitas pela Polícia Civil norteriograndense durante o ano de 2011. Como exemplo pode ser citado a apreensão de 40 quilos de maconha feita numa ação da Deicor, que na ocasião prendeu três traficantes, no município de Parnamirim. Em março, a Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) realizou a Operação “Som e Pó”, que resultou na apreensão de cerca de dois quilos de cocaína e na prisão de três traficantes. A Denarc também realizou as operações “SOS Rocas”, “Independência” e “Vulpes” tirando traficantes e uma vasta quantidade de drogas de circulação em Natal. Em setembro, a Denarc realizou a queima de 101 quilos de entorpecentes apreendidos durante o ano.
Ao todo a Denarc apreendeu nesse ano 151 quilos de maconha, 06 quilos de crack, aproximadamente 07 quilos de cocaína e 500 gramas de pasta base de cocaína. Também realizou a prisão de 114 traficantes, entre homens e mulheres.
A Delegacia do Consumidor (DECON) também efetuou esse ano uma série de fechamento a bingos clandestinos e apreensões de máquinas caça-níqueis, em alguns bairros de Natal, dentre eles casas de jogos localizados no Alecrim, Candelária e em Lagoa Nova.
Outras prisões e apreensões tiveram grande repercussão em todo o estado como a Operação “Estouro” que apreendeu 11 carros e prendeu três pessoas, deflagrada em fevereiro, pela Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade e Defesa de Veículos e Cargas (Deprov). Em abril desse ano, a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur), também após um trabalho de investigação, conseguiu prender quatro pessoas acusadas de aplicar o golpe “do bilhete premiado”. O bando agia tanto na capital potiguar como em Fortaleza.
A Polícia Civil do RN também elucidou o homicídio que vitimou a portuguesa Rosa Maria Silveira de Mendonça, 55 anos, cujo corpo da vítima foi encontrado por populares à beira mar, na praia de Cacimbinha, em Tibau do Sul, no dia 23 de agosto do ano passado.  Após as conclusões das investigações, um homem identificado como Otávio Damasceno Maciel Filho, de 34 anos, foi indiciado por homicídio qualificado e o inquérito foi remetido à Justiça.
No mês de julho, a Polícia Civil do estado apresentou à imprensa potiguar o resultado da operação feita em conjunto com a Polícia Federal denominada “Matadores de Aluguel”, que prendeu cinco integrantes de uma quadrilha acusada de matar o editor do “Jornal Serrano” e líder regional do PT de Serra do Mel, Ednaldo Figueira. Além disso, foram presos três acusados de envolvimento no latrocínio contra o escrivão da Polícia Civil, Sidney Alves Lucas, assassinado no mês de março.
O mês de agosto foi de grande êxito para a Polícia Civil, tendo em vista as ações que resultaram na prisão de quase duzentas pessoas em várias cidades do RN. As operações “Retorno”, “Conexão”, “Xerife” e “Feliz Aniversário”, feitas para dar cumprimento a mandados de prisão, tirou de circulação homicidas, assaltantes, traficantes e alguns menores infratores.
No mês de setembro, as Polícias Civil do RN e da Paraíba deflagraram uma mega operação batizada de “Laços de Sangue”, para reprimir três organizações criminosas atuantes nesses estados. Em outubro, policiais civis da Defur prenderam o perigoso assaltante Diego da Silva Alves, 20 anos, mais conhecido como “Diego Branco”, que estava foragido do presídio Raimundo Nonato.
Além das prisões, a Polícia Civil realizou uma série de mutirões em várias cidades do interior do estado com o objetivo de agilizar inquéritos em atraso nas delegacias.  A primeira cidade contemplada foi Janduís, que teve 30 processos concluídos. Em seguida, o mutirão foi realizado na cidade de Patu, com 68 inquéritos policiais remetidos à justiça, mesma ação que foi realizada em outras cidades norteriograndenses.
A Instituição também investiu nesse ano na capacitação de seus agentes. Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Acadepol) promoveu inúmeros cursos de atualização, em parceria com Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), nas cidades de Natal e Mossoró que contou com a participação de cerca de 490 policiais. Dentre algumas das temáticas ministradas estavam assuntos relacionados à Perícia Criminal, Busca e Apreensão, Investigação Criminal e Psicologia Forense.


Fonte: o Vale Do Apodi

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens para o trabalho da policia civil e militar durante todo ano o que nao foi bom foi prender um elemento foragido do presidio de caraubas estava aprontando armado em tibal noite de ano e uma juiza em areia branca soltar dando-lhe um alvará e hoje mesmo ele já está armado novamente o nome dele é dandinho morador do santa delmira