Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ECONOMIA: Estudo do IBGE revela crescimento de Apodi na atividade agropecuária do RN


APODI – O município de Apodi se destaca em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre o Produto Interno Bruto do Rio Grande do Norte, no campo da produção agrícola e pecuária do território potiguar, figurando na lista das cinco cidades que mais se destacaram nessas atividades.

De acordo com estudo, o Rio Grande do Norte apresentou aumento no campo da agropecuária de 18,6% no volume em 2009, com participação de 5,2% no valor adicionado estadual, contra 4,6% em 2008.

Na lista dos municípios pesquisados pelo IBGE, Apodi ficou na terceira colocação, perdendo apenas para Mossoró (melão); Touros (abacaxi) e vencendo Ceará - Mirim (cana-de-açúcar, mandioca e mamão) e São José de Mipibu (cana-de-açúcar e mamão). Apodi  mostrou força na produção de Arroz e criação de caprinos e ovinos.

No Vale e Chapada do Apodi, esta concentrada um das mais fortes e organizadas cadeia produtiva do território potiguar.  Destacando-se a produção de arroz, frutas, hortaliças, mel de abelha, castanha de caju, criação de caprinos, ovinos e bovinos, projetos de piscicultura, criação de galinhas e varias outras atividades. Todos recebem o apoio e incentivo da Prefeitura do Apodi que tem trabalhado para fortalecer a agricultura familiar.

Para o secretario de Agricultura e Irrigação de Apodi, Elton Rosenberg Ferreira de Souza, essas informações são muito importante para o planejamento das políticas públicas para o homem do campo, esse estudo está revelando que o desempenho agrícola é crescente no território apodiense. “O IBGE oficializa e mostra para todo o RN, que Apodi é uma cidade forte e com totais condições para receber investimentos, e assim fortalecer cada vez a nossa cadeia produtiva”, contentou o secretario Elton Rosenberg.

Ao receber a noticia que Apodi estava sendo destaque em estudo do IBGE, a prefeita Goreti Pinto, ficou muito feliz, e disse que Apodi têm condições de crescer ainda mais na atividade agropecuária, pois é uma cidade com solo de boa qualidade, água em abundancia e um povo forte e determinado. “Quando as águas da Barragem de Santa Cruz, banharem o solo da Chapada do Apodi, a economia do nosso município vai ficar ainda mais forte”, concluiu a prefeita Goreti Pinto se referindo ao Projeto de Irrigação do Governo Federal que levara água da Barragem de Santa Cruz para projetos de irrigação na Serra do Apodi.

A Prefeitura do Apodi tem investido na qualificação da juventude da cidade e do perímetro rural, com a realização de diversos cursos profissionalizantes através de instituições sérias como SEBRAE, SENAI, investido na educação, saúde e social. Mesmo sendo bastante criticada por setores da oposição a cidade de Apodi vem avançando e ganhando destaque nacional.

Apodi já se destacou em estudos da FIRJAN e do IDEB


Apodi foi considerada terceira melhor cidade do Rio Grande do Norte pelo no índice FIRJAN. O índice é formado por dados oficiais relativos à Emprego&Renda, Educação e Saúde, possibilita o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social dos 5.564 municípios brasileiros. A pesquisa é feita pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

Recentemente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC) destacou a Escola Municipal 12 de Outubro e a Escola Municipal Professora Lindaura Silva, dando boa nota.

UNICEFE - Desde de 2009, Apodi entrou na disputa pelo Selo UNICEF Município Aprovado 2009. Apodi, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que tem trabalhado com a finalidade de fortalecer a mobilização de governos e da sociedade brasileira para que o País conquiste suas metas prioritárias para reduzir as desigualdades regionais, relacionadas à proteção e à garantia dos direitos da infância e adolescência, e alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Nenhum comentário: