Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Caraúbas estuda instalar Câmeras de vigilância


Especialista em segurança eletrônica Claudio Onesko e o Capitão PM Carvalho acompanhados com Alberto Matos, da Prefeitura

O município de Caraúbas, com 20 mil habitantes, faz a sua parte e espera do Governo do Estado um trabalho mais efetivo no combater a onda de violência que assusta a região Oeste do Rio Grande do Norte. Neste domingo (20), os católicos e evangélicos se vestiram de branco pela paz e nesta segunda-feira (21) iniciou os estudos para instalar Câmeras de vigilância.

A população do município, assim como de vários outros da região Oeste do Rio Grande do Norte enfrenta onda de violência em decorrência da falta dos serviços investigação de Polícia Civil, o que gera impunidade, e também policiamento ostensivo da Polícia Militar, que gera sensação de insegurança. Caraúbas tem apenas três PMs e um agente civil.

E Caraúbas é especial pelo seu histórico do passado e também porque é dotada de uma Cadeia Pública superlotada, polariza outros 9 municípios, inclusive com acesso de estradas vicinais, tem dois bancos e comércio forte, sendo completamente impossível apenas 3 policiais numa viatura com bateria fraca, sem amortecedor e apenas um policial civil atender a todos.

O quadro já foi exposto em duas ocasiões ao Secretario Estadual de Segurança, Aldair Rocha, pelo prefeito Ademar Ferreira e seus assessores. O Ministério Público Estadual moveu Ação Civil Pública e a justiça determinou a imediata nomeação de delegados e policiais militares, porém nada disto sensibilizou o Governo do Estado para melhorar a segurança da cidade.

A conseqüência deste descaso foram assassinatos, assaltos e até um ataque a cidade, uma afronta ao Estado. Nos atos religiosos domingo, o padre e o pastor chamaram a atenção para a população não perder de vista a chama do perdão, da boa convivência em sociedade. Cobraram apoio do Governo do Estado para reforçar a segurança do município.

Semana passada a juíza Daniela Rosado e o promotor Flávio Corte realizaram reunião com o delegado da Divisão do Oeste Odilon Teodósio e com o comandante da PM, Capitão PM Carvalho, além de representantes da sociedade, Poder Executivo e Legislativo, procurando uma solução. Entre as sugestões, a instalação de Câmeras de vigilância integradas a PM.

Segunda-feira a empresa de segurança eletrônica Santi Ferr enviou os especialistas Cláudio André Onesko e Gisele Onesko, a pedido do Capitão Carvalho, para fazer um levantamento e apresentar um orçamento de custo de instalação das Câmeras. Apesar de ser uma obrigação do Estado, o município e a sociedade querem ajudar a melhorar a segurança.

As demais cidades da região Oeste também podem contribuir para melhorar a segurança, basta os prefeitos se unirem ao prefeito Ademar Ferreira, de Caraúbas, por uma base de apoio ao Bope em Caraúbas para atuar em toda a região Oeste. Mesmo sem esta base de apoio, o trabalho do Bope na região vem surtindo efeito. 

Cézar Alves - Assessoria 

Um comentário:

Anônimo disse...

APROVADÍSSIMO, ESSA MEDIDA DE INSTALAR CÂMERAS DE VIGILÂNCIA NAS RUAS DA CIDADE, ACHO ISSO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA. MAS, AINDA TERÁ OS QUE DIGAM QUE ESTÁ ERRADO POIS VAI TIRAR A PRIVACIDADE DAS PESSOAS. DEVEREMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A AGILIDADE DA POLÍCIA EM DESVENDAR OU EVITAR DETERMINADOS CRIMES E O PRÓPRIO FATO DE INIBIR DETERMINADAS AÇÕES.
QUANDO SE ESTAR EM VIA PÚBLICA, SOMENTE OS MALFEITORES PRECISAM DE PRIVACIDADE, A POPULAÇÃO PRECISA MESMO É DE SEGURANÇA.
APODI TAMBEM ESTÁ PRECISANDO DISSO URGENTEMENTE.

ZT.