Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

João Câmara registra sismo de magnitute 2.8 nesta segunda


A atividade sísmica continua em João Câmara. Segundo informações do blog Sismos do Nordeste, no sábado (22) o coordenador do LabSis, Joaquim Mendes Ferreira, e o técnico Eduardo Alexandre de Menezes, visitaram a região e coletaram os dados da estação analógica TPLS, objetivando uma melhor determinação da magnitude e uma visão de conjunto do que está ocorrendo.
Pela análise dos dados foi possível comprovar que a atividade teve início no dia 12 de outubro passado com um tremor de magnitude 1.9 ocorrido às 17h22 UTC (14h22 local). Desde então foram registrados vários tremores de magnitude 2.0, tendo o maior tremor até agora atingido a magnitude 2.8, às 9h38 (local) desta segunda-feira (24).
Uma  equipe do LabSis (Eduardo Alexandre de  Menezes, Regina Pinheiro Spinelli e Neymar Pereira da Costa) está na área instalando dois acelerógrafos do projeto RSISNE (Petrobras/UFRN) e uma estação digital do projeto Pool de Equipamentos Geofísicos do Brasil (Petrobras/ON), como primeira parte da instalação de uma rede local para estudo da atividade sísmica, permitindo obter epicentros e profundidades focais com precisão. Esse trabalho está sendo financiado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Tectônicos (INCT-ET), coordenado pelo doutor Reinhardt Fuck.

* Fonte: Blog Sismos do Nordeste. - via Tribuna do norte

Nenhum comentário: