Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Esforço para salvar Baleia encalhada continua


Jornalista Amanda Melo especial para "O Câmera"

Era 9h da manhã quando moradores de Areia Branca perceberam a presença de uma baleia da espécie Jubarte encalhada num banco de areia a poucos metros da praia de Upanema. A própria população acionou os órgãos ambientais para tentar salvar o animal. A polícia ambiental, Ibama, a capitania dos portos e biólogos do Projeto de Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participaram da operação de salvamento.

Durante todo dia várias tentativas de desencalhar o mamífero marinho foram realizadas. De acordo com o comandante do batalhão de polícia de Areia Branca, Capitão Andrelino, empresário do ramo pesqueiro cederam embarcações e cordas para serem utilizados no trabalho. Várias pessoas se revezavam ainda como voluntárias jogando água no animal para evitar o processo de desidratação. 

A Polícia teve trabalho para afastar os curiosos que a todo tempo tentavam invadir a água para ver a baleia mais de perto. “Essa foi a primeira vez que um animal dessa espécie encalhou nessa praia”, explicou a bióloga Bernadete Fragoso. Ainda de acordo com ela essa espécie vive geralmente na região dos pólos e durante o inverno procuram as águas tropicais, sobretudo para a reprodução. “Essa espécie de baleia não é incomum na nossa costa, mas comum principalmente na Bahia”, ressalta.

O animal que encalhou na praia, segundo os próprios biólogos deve pesar cerca de 20 toneladas com 10 metros de comprimento. “É ainda um animal jovem, porém não conseguimos identificar o sexo do animal, porque a parte onde podemos identificar o aparelho reprodutor estava virada para baixo” explicou a especialista.

As equipes continuaram no local tentando levar a baleia de volta ao alto mar até as 18h. Mesmo quando a maré subiu os profissionais envolvidos no resgate não conseguiram empurrar a baleia de volta. Os biólogos decidiram então suspender a operação e continuar a partir das 9h dessa sexta-feira. “Segundo os biólogos, se a baleia fosse desencalhada hoje, ela teria 90% de chances de sobreviver. Amanhã essas chances caem para 50%. Mas vamos fazer de tudo para salvar esse animal”, disse o capitão Andrelino.

Nenhum comentário: